sexta-feira, 13 de agosto de 2010

SOBREVIVÊNCIA NA NOITE

Já faz algum tempo que eu penso em dividir algo com vocês. Acho justo com quem acompanha meu trabalho, e também necessário com quem não o conhece bem. Sempre vejo DJs brigando por causa de datas, horário no line up, músicas (as tais "privates"), e fazendo o possível e o impossível para prejudicarem e puxarem o tapete de alguns colegas. Sem contar as fofocas, intrigas e falsidades que já viraram clichês. vale tudo para vender seu peixe. Nessas horas o marketing fala mais alto (mas isso é assunto pra outra conversa).

Ora, a "profissão DJ" está longe de oferecer estabilidade financeira. Ainda mais hoje em dia, em que os contratantes, e o próprio público, cada vez mais optam por DJs/corpo, e não DJs/talento. Não dá pra ter perspectiva de futuro numa profissão que ainda sequer é uma profissão na prática.

A luta pela sobrevivência faz o ser humano extrapolar o limite da ética e esquecer o bom senso. A fama repentina e o misterioso "prazer em cuidar da vida dos outros", também contribuem para essas falhas de caráter. Resultado: as brigas e intrigas que já descrevi.

Certa vez me criticaram duramente por um comentário que fiz. Eu disse que não me envolvia nessas confusões por já ser formado em uma universidade, e ter um trabalho fixo e estável fora das baladas. Ou seja, nada de me preocupar em puxar o tapete de ninguém, e nada de perder tempo fazendo média e puxando o saco das pessoas. Falta de amor à música? Estaria eu sobrando, devendo abrir espaço pra quem gosta do que faz? Foram as questões que ouvi...

A música sempre fez parte da minha vida desde criança, quando ia com meu pai na rádio em que ele trabalhava, ainda com uns 6 anos, e ficava mais na discoteca do que no estúdio. Mais tarde, quando ganhei um aparelho de som "3 em 1", apertava ao mesmo tempo a função CD e a LP, e soltava um CD e um vinil a mesmo tempo (corrigindo o pitch do LP com o dedo mesmo).

Amo a música incondicionalmente. Amo ser DJ, e ter a sensação de levar alegria à pista. Sempre tive isso como meu único compromisso profissional, e não ganhar dinheiro nem ser famoso. Minha principal preocupação é com o público. Por isso escolhi não me envolver em nenhuma dessas briguinhas infantis, nem perder meu tempo com inveja, falsidade, nada disso.

Seria bom se, durante seu set, cada DJ se preocupasse em dividir com a pista sua história com a música. É o que eu busco fazer, compartilhar com as pessoas a magia que a música me proporciona. Se a pista de dança estiver feliz, dançando e satisfeita, então aí está minha finalidade como DJ.

18 comentários:

  1. Sabe, eu sou contra DJ virar uma profissão regulamentada. Se uma pessoa pinta bem, ela pode vender seus quadros sem precisar te feito um curso. O mesmo vale para escultores e poetas.

    E eu fico feliz em encontrar DJs que praticam arte na pista. Que dão sua cara num momento pra todos os que estão ouvindo sem o compromisso de ter sua carinha estampada por aí.

    Dentro da sua crítica, você conseguiu explicar de modo sintético o que é ser um DJ.

    Tomara que essa idéia seja absorvida por quem precisa =]

    ResponderExcluir
  2. NOSSA ARRAZOU... E eu sei que isso vem de vocÊ, pelo pouco que te conheço, vejo um grande futuro, pois você é sincero e sempre esta preocupado pelo satisfação das pessoas, parabéns DJ TOMMY LOVE

    ResponderExcluir
  3. Depois que li isso só me deu mais vontade de seguir em frente! Tommy vc disse TUDO! Absolutamente TUDO! O que vale é sim o AMOR À MUSICA! E agora que li isso percebi que estou no caminho certo! Vc a cada dia sobe mais no meu conceito, infelizmente muitos não tem o seu ponto de vista! Somente a fama, fama, fama e foda-se os outros! Lamentável!
    By Kaio

    ResponderExcluir
  4. ja dizia George Sand “Nenhum século professou o egoísmo de uma forma tão franca e tão crua como o nosso" Infelizmente vivemos em uma sociedade capitalista que prega o individualismo , onde algumas pessoas mais alienadas fazem de tudo e inventam de tudo pra se projetar a frente dos seus amigos principalmente no trabalho, mas como você disse a alegria está em fazer a pista ferver e fazendo isso nada que digam vai tirar o brilho do seu trabalho.

    visitem:
    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tá certo, cadê a Humildade hein?
    Arrasem no som, afinal a pista dançando e a galera feliz, ali está o trabalho do BOM DJ.
    Abraço e Sucesso Tommy!

    http://www.zuupa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amen to that.

    Dá gosto ler textos como esse e conhecer, assim, pessoas como Vc, Sr. Tommy Love.

    ResponderExcluir
  7. gostei do texto, se posicionou muito bem, acho que quem está de fora não sabe muito o que acontece pelos bastidores, mais achei bastante interessante e fiquei admirado por você trabalhar com isso pelo amor a música, claro que um retorno finaceiro é bem vindo, porém, tem que se ter amor mesmo ao que faz, querer levar a sua música as pessoas deve ser algo realmente incrivel, ver a galera agitando e você ali passando a sua mensagem, é bem legal, acho que após ver isso vejo que ser DJ é mais complexo do que parece, não é só estar ali e ir trocando as músicas, tem que existir toda uma harmonia! no mais, te desejo muita sorte, realmente admiro seu trabalho, te acho um excelente profissional.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com você. Vejo muitas brigas entre djs e produtores. Sou neutro, porque eu acho que o dj deve trazer alegria para os seguidores e ser um exemplo de ética e respeito com os colegas de "profissão" maz infelizmente em todos os relacionamentos entre humanos sempr etem o invejoso o aproveitador, o briguento. Mas acho que existe muitas pessoas boas como você que leva felicidade pras pistas e com sua música. Gosto muito do seu trabalho(tanto q tem 2 dobradinhas de produções suas em meu último set). E acho que deveriamos unir forças pra valorizar o Deejay. Pq a música meche com os sentidos de quem ouve, pode trazer tristeza, raiva ou alegria que pra mim como dj é maravilhoso ver os bracinhos pro alto, alguns pulando gritando de alegria. Parabéns pelo trabalho e pela pessoa que és. espero poder conheçê-lo pessoalmente semana que vem aqui em Salvador! Abraços

    ResponderExcluir
  9. vc descreveu tudo com muita sabedoria, e isso não vale somente pra profissão de DJ, mas pra muitas outras onde o pessoal dá um braço ou uma perna pra te ferrar

    continue assim, ignore as briguinhas internas da profissão, e toque pq AMA a música, e faz disso uma arte, pra vc e pra quem vai te ver tocar

    ResponderExcluir
  10. Parabéns!!
    cada dia vc só faz minha adimiração crescer por vc.
    beijo...
    sucesso

    ResponderExcluir
  11. poxa. quem acompanhou o twitter sabe muito bem pra quem é isto tudo que vc escreveu.

    ResponderExcluir
  12. Então, Braulio. Quem acompanhou o twitter sabe que o texto nao é pra ninguém em específico, até porque eu não iria perder meu tempo escrevendo tudo isso pra uma única pessoa. Foi apenas uma reflexão sobre coisas que acontecem na noite.

    ResponderExcluir
  13. Ameei o texto, demais. :D

    @BrunoGabriiel

    ResponderExcluir
  14. Você como sempre profissional. ♥

    @BrunoHamster

    ResponderExcluir
  15. Que piegas!!!!

    De verdade,se voce vive no mundo dos vampiros
    nao vai ser mel que voce vai tomar!!!!


    Se não sabe jogar,deite seu rei!

    Saudades!

    ResponderExcluir